O teste de confiabilidade de capacitores cerâmicos de alta tensão, também conhecido como teste de envelhecimento ou teste de vida, abrange vários aspectos do conteúdo do teste para garantir sua estabilidade e confiabilidade em aplicações práticas. Seguindo o processo de muitos clientes importantes do mundo que usam o capacitor HVC em seus circuitos críticos .
Teste de resistência em série e teste de resistência de isolamento: Esses testes são usados para avaliar o desempenho elétrico de capacitores. O teste de resistência em série é usado para medir a resistência em série equivalente dos capacitores para garantir sua operação normal no circuito. O teste de resistência de isolamento é usado para avaliar o desempenho de isolamento dos capacitores para garantir que eles não apresentem vazamentos em ambientes de alta tensão.
Teste de tração: Este teste tem como objetivo avaliar a firmeza dos terminais do capacitor e da soldagem do chip. Ao simular a situação de estresse dos capacitores em uso real, aplicando força de tração, é garantida uma conexão firme e confiável entre os condutores e o chip.
Teste de taxa de mudança de temperatura positiva e negativa: Este teste é usado para avaliar a estabilidade de desempenho de capacitores em diferentes temperaturas. Ao expor o capacitor a uma faixa de temperatura de -40 °C a +60 °C e medir a taxa de variação de seu valor de capacitância, a confiabilidade do capacitor em diferentes ambientes de temperatura é garantida.
Teste de envelhecimento: Este teste é um teste de operação de longo prazo em capacitores cerâmicos de alta tensão sob condições reais simuladas de ambiente de trabalho. Normalmente, ele funciona continuamente por 30 a 60 dias para testar a atenuação de vários parâmetros do capacitor para avaliar sua estabilidade de desempenho no uso a longo prazo.
Teste de resistência de tensão: Este teste inclui um teste de funcionamento de 24 horas na tensão nominal de trabalho para garantir a confiabilidade do capacitor na tensão nominal. Além disso, também é realizado um teste de resistência à tensão de ruptura, que aplica uma tensão superior à sua tensão nominal ao capacitor até que ele sofra uma ruptura. A tensão crítica antes da ruptura é a tensão de ruptura, que é usada para avaliar a capacidade de tensão suportável dos capacitores.
Teste de descarga parcial: Este teste é usado para detectar a descarga parcial de capacitores. Ao aplicar alta tensão e observar a presença de descarga parcial, o desempenho do isolamento e a estabilidade do capacitor podem ser avaliados.
Teste de vida: Este teste é realizado com base em testes de envelhecimento, através da realização de testes rápidos de carga e descarga em capacitores sob corrente de impulso de alta frequência para avaliar sua vida útil de carga e descarga. Ao registrar o número de tempos de carga e descarga, a vida útil de carga e descarga do capacitor pode ser obtida. Deve-se notar que a avaliação desta vida útil é obtida após testes de envelhecimento a longo prazo.
Ao realizar esses testes de confiabilidade em capacitores cerâmicos de alta tensão, sua estabilidade e confiabilidade em diversos ambientes de trabalho podem ser garantidas, atendendo assim aos requisitos de dispositivos eletrônicos para capacitores de alto desempenho e longa vida útil. Esses testes são uma parte importante do processo de desenvolvimento de produtos e controle de qualidade para fabricantes de capacitores e fabricantes de equipamentos eletrônicos.